domingo, 8 de março de 2009

contemporaneos prosa e versos - MULHER...


clique na imagem para saber mais sobre as bonecas Ataúro – Timor-Leste
penso assim: no dia em que formos incapazes de reconhecer e respeitar, no produto, a excelência do artesão, quando não soubermos mais enxergar o trabalho humano nos objetos que usamos, teremos perdido todo interesse pela vida concreta -inclusive pela nossa própria- O luxo e o trabalho do artesão CONTARDO CALLIGARIS- Psicanalista -

Mulher de Oswaldo -Post na Comunidade SOCIEDADE DOS PÁSSAROS-POETAS

No início, apenas Eva.
Talvez por estar incompreendida,
ou mesmo como início da libertação,
sobrepujou ao seu Adão.

Dá à luz com dor(o que poderia ter sido repartido),
repleto no sentimento,
permeado pelo seu amor...

Para a sociedade,
se ainda não tem a igualdade,
isso, não sendo mais sonho,
tornar-se-á certa como realidade.

Muito mais que mãe, companheira,
emerge a mulher profissional.
Profunda, melhor, digna, autêntica,
simplesmente... verdadeira.

Depois dos anos, já vivida,
todos que ao seu lado estiveram,
àqueles, que os sentimentos brotaram,
devem a ela, ainda, a sua vida! - Oswaldo Genofre8/3/2009

&&&&




&&&&

A nova mulher no Discutindo Literatura Comunidade da querida amiga Luciana P.Pires
Dizem, muitos dizem, que mulher independente, assusta homem. Eu acredito tanto quanto acredito que alho assusta vampiros. Afinal, por que se assustariam eles?Alguns dizem que homem se assusta com mulher independente porque teme a concorrência. Mas se um homem teme a concorrência, seja ela de quem for, é sinal que é inseguro em relação a si próprio. É sinal também de que só quer ganhar, só quer ficar em primeiro lugar, o que, em elementar matemática, significa que pretende sempre colocar a mulher em segundo. Temos ai um belo exemplar de machão dominador, dono da criação, que a mulher nenhuma deve interessar.Outros dizem que o homem não gosta de mulher independente justamente por sua independência, por sua capacidade de ir e vir, por sua liberdade física e moral. Estes prefeririam uma coisinha mais submissa, adquirida na feira nupcial, respeitadora do seu lugar, daquelas que só falam depois que a conversa chega na cozinha. Mas a estes, quem os quer?Então, se são esses os homens que a nossa independência assusta, viva a independência! Não só ela é boa, eletrizante, enriquecedora, como é uma fantástica peneira, encarregada de uma triagem que já afasta do nosso caminho grande parte dos homens que não nos serviriam.( Marina Colasanti)
##############################################


PROCURA SE UMA MULHER
MOR -Mário Osny Rosa in -COMEMORAÇÕES- Criado por Delasnieve Daspet

Quando outra vai surgir
Uma grande mulher.
Como Mother Jones sorrir
Em defesa dos fracos.
Que apesar de sua idade
Com a cara e coragem.
Gritava pela sociedade
Com sua bela imagem.
Na defesa da sociedade
Com raça e carinho.
Livrar de toda a maldade
Apertar os governinhos.
Chegar a barbas dos mesmos
Falar toda a verdade.
Mostrar todo o desgoverno
Com toda a lealdade.
Exigir melhor atendimento
Ter sempre a melhor ética.
A todo e qualquer momento
Sem as torturas patéticas. - São José/SC, www.poetasadvogados.com.brwww.mario.poetasadvogados.com.br
#########################

Homenagem Mural dos Escritores
De Ana da Cruz
Nós, do Mural dos Escritores desejamos a todas vocês, escritoras, artistas, ativistas culturais e sociais, mulheres guerreiras que lutam encontrando espaço num lugar onde antes só existiam homens. Não há como desejar às mulheres felicidade separada, pois são tão generosas que não seriam felizes se o mundo à sua volta também não o fosse. Como as mulheres, mães do mundo, seriam felizes sem que seus filhos, maridos, amigos, todos o fossem? Mesmo as mulheres que não têm filhos não fogem à maternidade, pois são mães por excelência, acabam sendo mães de seus amigos, sobrinhos, desassistidos, já que essa é uma característica feminina de que nenhuma mulher foge. Na antiguidade o homem e a paternidade eram ligados simbolicamente ao dia, pois saíam à caça, à conquista, às disputas com os outros homens, buscando domínios; a mulher e a maternidade eram ligadas ao símbolo da noite, quando havia o encontro, o alimento, a segurança, a preservação da vida. Séculos e séculos e essas características continuam inerentes e fortes, embora já haja uma mistura delas, devido a transformação da realidade e dos costumes, adquirimos aprendizagens na partilha dos saberes e valores num mundo onde homens e mulher são valorizados como iguais; que bom que os homens puderam se tornar mais sensíveis e que bom que as mulheres puderam se tornar guerreiras; sem que cada um perdesse o que já lhe era inerente. Somos seres humanos mais completos assim. Então, desejamos um mundo melhor, mais feminino, mais humano e solidário. Não seria muito difícil se cada um fizesse a sua parte. Se cada um de nós ajudar a pessoa necessitada que estiver mais perto de si, seja na sua família, rua, emprego, espaço social, todas as pessoas seriam assistidas, como uma corrente de boa vontade e não existiriam necessitados. Fiquem bem e que Deus as proteja sempre.
&&&

2 comentários:

  1. Obrigada por apoiar o projecto das Bonecas de Ataúro!

    http://bonecasdeatauro.blogspot.com/2009/03/tributo-as-bonecas-de-atauro-no-dia.html

    ResponderExcluir
  2. É com estas pequenas coisas que fico contente...

    ResponderExcluir

comentários são bem vindos, grata!