sexta-feira, 27 de março de 2009

Meu amor ao Teatro-Vânia Moreira Diniz

Meu Amor ao Teatro
O teatro é a forma de expressão mais perfeita em que o ator expressa a fala do personagem com toda a sua carga de energia., sentimento, de emoção.
No teatro eu me realizava não só indo a peças maravilhosas em que sentia e vivia por cada um dos atores como também recebendo a avalanche emocional que vinha do autor com a intensidade de um furacão.
Desde muito pequena comecei a exercitar e amava subir ao palco e encenar o personagem que me destinavam, nada mais fascinante do que representar outra pessoa com sentimentos diferentes e personalidade variada. Eu me vestia com a capa de alguém que amava, sofria, raciocinava e agia de maneira às vezes e em sua maioria inusitada para mim.
Tudo ali me seduzia a ponto de na temporada que eu encenava, sentir a personagem que eu estava vivendo assim como acontece quando escrevo um livro. Só que escrever é um ato solitário mas intenso e fantástico, enquanto o teatro as luzes ou penumbras, as pessoas que compunham a platéia, o diretor e os outros atores, o diálogo , tudo me fazia explodir em emoção interna a ponto de parecer que eu não era eu mesma. Realmente me transportava inteiramente.
Bem pequenina começou minha alucinação pelo palco como havia acontecido pela escrita. E na minha ignorância infantil imaginava que ninguém saberia transmitir o que o autor escrevia com a mesma força e expressão do que ele mesmo, trazendo na hora certa as inflexões mais enfáticas.
Na verdade acho que quando declamo meu próprio verso ele retorna o que senti na hora que o escrevi, interpretando minha alma e o sentimento que transbordava no momento que o fiz.
E por isso, além de tudo que o teatro sempre representou em luzes, brilho , talento, delírio dos assistentes vibrantes e empolgados, aplausos entusiasmados, ele interpreta a expressão dos autores e a manifestação que metamorfoseia nosso ser individual.
Quando aos 12 anos fui convidada para encenar uma peça num teatro profissional e meus pais me proibiram terminantemente, por um minuto minha alma morreu naquele sonho que consumira tantos dias do meu viver. Já tinha ensaiado a peça sem eles saberem e meu coração ruiu por tê-los enganado e por cair por terra tanta esperança, vibração e alegrias acumuladas.
Alguns anos mais tarde fiz um a temporada no teatro Ginástico português mas tantas eram as obrigações que eu tinham em volta, embora com apenas dezesseis anos que não pude me dedicar inteiramente ao teatro.
O Teatro, no entanto é um desafio que trago dentro de mim enclausurado mas pronto a explodir na hora exata . Um desafio que faz parte da minha missão e não poderei sair daqui, voar para outras galáxias ou abandonar essa parte da viagem sem executá-la, e ao final, olhos fechados ouvir a música final que faz parte do sonho que realizarei absorvida nessa fascinação que sempre me envolveu..
Vânia Moreira Diniz
Homenagem ao Dia do Teatro

2 comentários:

  1. Vâninha Brindo-te linda escritora por nos trazer mais um pouco de ti.Feliz dia de cebebração as memórias, aos afetos e a arte de interpretar
    parabéns por tua capacidade de compartilhar experiências-vida
    abraços agradecidos da tua virgínia

    ResponderExcluir
  2. Emoção Maravilhosa viajar por tuas palavras
    Vâninha Amada!!!
    minha alma fica alvoroçada com tuas aventuras
    tão bem descritas em teus textos!!!
    Minha vontade é... te aplaudir de pé...
    e ainda gritar "bis" "bis"
    Muito, mas muitooooo agradecida Vaninha

    beijinhos com Amor e ternura da Li tua Admiradora Sempre

    ResponderExcluir

comentários são bem vindos, grata!