terça-feira, 21 de abril de 2009

Biblioteca Digital Mundial - & Dia Internacional do Livro

Unesco inaugura oficialmente a Biblioteca Digital Mundial
Há 2 horas -PARIS, França (AFP) — A Biblioteca Digital Mundial (BDM) - um portal gratuito no endereço
www.wdl.org, que oferece uma seleção de documentos procedentes das grandes bibliotecas internacionais - foi inaugurada oficialmente nesta terça-feira na sede da Unesco em Paris.
A BDM oferece opções de pesquisa e navegação na internet em sete idiomas - inglês, árabe, chinês, espanhol, francês, português e russo - e apresenta conteúdos em mais de 40 idiomas.
A biblioteca foi desenvolvida por uma equipe da Biblioteca do Congresso Americano, com suporte técnico da Biblioteca de Alexandria, no Egito.
O lançamento aconteceu na sede parisiense da Unesco, na presença de seu diretor-geral Koichiro Matsuura, e de James H. Billington, diretor da Biblioteca do Congresso americano.
Em 2005, a Biblioteca do Congreso propôs a organização de uma BDM para oferecer gratuitamente uma ampla gama de livros, mapas, filmes e gravações oriundas de bibliotecas nacionais.
O projeto, no qual participam a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e outras 32 instituições associadas, foi desenvolvido por uma equipe da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos e participam nele instituições da Arábia Saudita, Brasil, Egito, China, Estados Unidos, Rússia, França, Iraque, Israel, Japão, Grã-Bretanha, México e África do Sul, entre outros países.
Sem esquecer a contribuição de Estados como o Marrocos, Uganda, Qatar, México e Eslováquia.

Entre os inúmeros tesouros culturais da nova biblioteca digital estão reproduções das mais antigas grafias e fotografias raras da América Latina.
A Unesco sempre considerou as bibliotecas a continuação da escola.
"A escola prepara as pessoas para ir às bibliotecas e hoje as bibliotecas se tornaram digitais", resumiu Abdelaziz Abid, coordenador do projeto.
"Os países emergentes querem ver como isso funciona para criar em seguida bibliotecas digitais nacionais", destacou Abid, precisando que a Unesco proporá ajuda a seus membros que não tiverem meios técnicos ou financeiros para digitalizar seus acervos.
O criação da BDM estará acompanhada por uma campanha de mobilização que tenta reunir até o fim de 2009 cerca de 60 países associados.
Copyright © 2009 AFP. Todos os direitos reservados.
Mais »

Leitora apaixonada-
*virgínia além mar

Acariciando com olhar a face de um antigo companheiro reencontro a fenda

que me leva além do tempo e penetro reminiscências... Aventuras rabiscadas
na memória ainda tenho, na orelha velhas notas,como brincos de esmeraldas, atiçaram a curiosidade com a beleza de vozes estrangeiras ... Bem ao meio sublinhadas, palavras e sentenças inteiras guiam-me ao conhecimento...
Descobri através do Livro-amigo, que o melhor momento está no intervalo,

entre a palavra e silêncio.
Àqueles que jamais toquei, embora as almas suas em mim habitam, pessoas

de carne e ossos como nós, escreveram para que não esqueçamos o calor de suas vozes, o clamor de seus espíritos.
Como chamas ardentes ainda queimam as dores produzidas pela ignorância e solidão dos aflitos.
Seja em versos, literatura de ficção, nas letras da filosofia ou das ciências

exatas às artes, os fonemas penetram na raiz do tempo, temperando a seiva
do que há por se produzir.
Se a imaginação nos é própria, que a cultivemos amplamente e, através dos Livros, filhos desgarrados, possamos inscrevemo-nos nas histórias, traspassar

e transcender dolorosas memórias.
Com estas singelas palavras desejo manifestar meu apreço a todos Escritores

e também aos Editores, neste dia 22 de abril em que comemoramos o Dia Internacional do Livro.
virgínia fulber além mar na AVBL- http://www.avbl.com.br/website/?p=Yz04NTUmYT1TQg


DO ESPIRITUAL NA ARTE- Para Kandinsky, paleta e máquina de escrever foram dois instrumentos complementares. Servia-se de uma e da outra com o mesmo virtuosismo. Essa necessidade de coerência propriamente pictórica, que o leva a procurar uma gramática dos meios da arte, e sua profecia de uma nova era tiveram uma profunda repercussão até nossos dias.
http://www.relativa.com.br/livros_template.asp?Codigo_Produto=15242#200

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários são bem vindos, grata!